segunda-feira, 10 de novembro de 2008

sinopse

O projecto começa com a escolha do objecto e um processo de registo desse mesmo objecto no contexto do qual será retirado. O registo documental será sempre feito em fotografia, video e diário gráfico.

O objecto inicia, assim, uma longa viagem, sendo para ele, para mim e para todos os que nele intervirem, uma surpresa, uma sucessão de acontecimentos imprevisíveis. Chegadas, intervenções, inclusões e partidas deixando um rasto, uma memória, uma história, ficando a obra ligada em nós, e em rede, linha, combóio.

A cada chegada, um começo [ou uma continuação da mudança]. Entre cada chegada e cada partida, um acontecimento, de criação, transformação, metamorfose. Antes de cada partida, o registo visual, verbal, escrito e oral, a inscrição na memória colectiva. Este é um projecto de arte efémera, de arte em constante mutação, sendo talvez o conceito de efemeridade o mais controverso, uma vez que o objecto-obra existe enquanto matéria transmutável, e também vive em memória, recorrendo à vida produzida em cada uma das suas formas, podendo ser mais tarde evocado e vivenciado pela comunidade sua [re]criadora.

O objecto opera em duplo movimento. Move-se no espaço. Está em viagem. Mas também se move sobre si próprio, sobre o seu próprio sentido, desfazendo e refazendo a sua forma, reinventando-se a cada intervenção. Poder-se-á, então, avançar a ideia de que o objecto revolve sobre si mesmo, abrindo lugares em si, ao mesmo tempo que desliza no mundo.

Cada lugar, ou escola MUS-E participante receberá notícias da viagem do objecto pelo mundo, podendo construir um mapa do seu percurso, como suporte da sua ligação afectiva ao objecto e à sua experiência desse movimento.

No final da viagem, é necessário olhar, analisar, reflectir sobre todos os momentos do percurso. O novo terá acontecido, permitindo a inclusão de pessoas de diferentes lugares, que nele terão feito nós, de que será, então, preciso cuidar. Esta sucessão de acontecimentos terá constituido uma rede de ligações, de inclusões, sobre a qual esta investigação incide.