quarta-feira, 10 de março de 2010

o mundo!

Foi o mundo o projecto vencedor, com 11 votos seguido do candeeiro com 7. E que bem que a menina-porta-voz do mundo soube defender as ideias e o projecto do seu grupo!

Pois mundo sejas, ó dragão!

Zás trás pás e já está, com a ajuda do Neiva, da Pof. João e de todos os meninos e meninas, temos um mundo deliciosamente azul.



E também temos um fantástico foguetão, uma cerejeira e mais algumas árvores, um sol verde, algumas nuvens, um avião e uma casa. O mundo não se sentirá sozinho quando sair de S. Lourenço e andar nas suas viagens por terras de Portugal. O mundo desloca-se a rolar pelo chão, como uma bola, igual a tantas outras.

Como é costume dividimo-nos em 4 grupos: os projectistas [que desenharam o mundo e foram inventando mais coisas para nele pôr]; os construtores [que transformaram um valente dragão num mundo bem redondo; os cenógrafos [que trataram de construir no espaço o que estava projectado no papel... e mais algumas coisitas...]; e os sábios conselheiros, que pensaram, pensaram, e chegaram a 12 importantes conselhos para o mundo, quando ele se puser ao caminho nesta sua nova forma e nesta sua nova vida:

1. o mundo deve pedir às pessoas para não poluírem a água e o ar;
2. o mundo deve pedir às pessoas para não fazerem fogueiras nas florestas;
3. quando o mundo sair da nossa escola deve ter cuidado a atravessar a rua e respeitar os sinais até chegar a outra escola;
4. quando chegar à outra escola, os meninos devem pegar no mundo para ele se sentir seguro e não ter muitas saudades de S. Lourenço;
5. o mundo deve dizer às pessoas para apanharem as caganitas dos animais, por exemplo dos gatos e dos cães;
6. o mundo deve ensinar os meninos a fazerem reciclagem;
7. o mundo deve rolar no chão para sentir que já não voa;
8. devemos cuidar do mundo para ele não ficar triste;
9. o mundo deve pedir aos meninos para serem todos amigos;
10. o mundo deve pedir a todos para tratarem bem os animais;
11. o mundo deve pedir aos homens para não matarem;
12 o mundo deve ser amigo dos foguetões, do sol, das estrelas e de todos os planetas.

Temos dito!